Os 5 Melhores Cursos de Graduação para o Mercado de Trabalho

Já pensou em sair da faculdade sem precisar quebrar a cabeça para arranjar aquele merecido emprego? Imaginou estar formado em uma área onde sobram vagas? Ou ter uma graduação versátil que permita a você atuar em diversos segmentos? Na hora de escolher um curso superior, muitos fatores são importantes.

Avaliar qual o seu perfil, que tipo de cargo encaixa com suas habilidades e como você se imagina no futuro é fundamental. Todavia, eleger um curso que possibilite boas oportunidades e crescimento profissional também é essencial. Para ajudar nesse processo que nem sempre é fácil –, listamos cinco cursos de diferentes áreas que apresentam alta empregabilidade e amplo campo de atuação.

Conheça 5 cursos de graduação versáteis e com ótima empregabilidade

Nesta lista que produzimos especialmente para você, será possível encontrar opções para quem gosta de desafios dentro de organizações, para os que gostam de cuidar de pessoas, para quem sonha em empreender ou para os que se amarram em cálculos e programação. Confira!

1. Administração

Não é novidade que o curso de Administração é um dos que propiciam um amplo leque de atuação. O administrador pode trabalhar com empresas públicas ou privadas e no terceiro setor. Além disso, pode oferecer consultoria, assessoria, ser um trabalhador autônomo ou criar seu próprio negócio.

Esse profissional pode, ainda, encontrar vagas compatíveis com a formação em uma infinidade de áreas, como administrativa, financeira, recursos humanos, marketing, logística e comércio exterior. Tantas possibilidades e a perspectiva alta de empregabilidade tornam essa graduação uma das mais atrativas para quem tem como foco conseguir um emprego sem muitos obstáculos e construir uma trajetória profissional de sucesso.

Para dar conta do recado e formar esse profissional versátil, o curso de Administração tem disciplinas como Comportamento Organizacional, Contabilidade, Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária, Inovação e Empreendedorismo e Gestão Estratégica de Pessoas.

Além de todo o arcabouço teórico, o acadêmico de Administração ainda tem forte vivência prática da profissão, já que o curso costuma ter excelentes programas de estágio e trainees. O aluno também terá contato com empresas juniores e escritórios-modelo, onde irá vivenciar o ambiente organizacional e aprender tudo sobre os processos gerenciais e operacionais dentro de uma empresa.

Ainda está em dúvida se cursar Administração é uma boa para sua carreira? A empresa de recrutamento especializado Robert Half publica anualmente um guia salarial com remunerações e os cargos mais buscados pelo mercado.

Na edição de 2019, entre os cargos mais requisitados, diversos podem ser ocupados por administradores. Esse é o caso das posições de supply chain, ou cadeia de suprimentos, que estão em alta porque lidam com resultados estratégicos das empresas. Nesse segmento, destacam-se os profissionais de planejamento e compras.

O foco das organizações, segundo o documento da Robert Half, é o profissional com perfil mais estratégico e uma visão mais globalizada do negócio. E nada melhor que um administrador para atender a essa demanda, não é mesmo?

2. Ciência da Computação

Uma das áreas que está em plena expansão e ainda sofre com falta de profissionais qualificados é a de Tecnologia da Informação. Por isso, uma graduação que oferece formação para atuar neste campo pode ser uma boa opção para quem está de olho nas perspectivas de carreira no futuro. O profissional que optar por essa área terá pela frente uma carreira de alta empregabilidade e grandes oportunidades, inclusive em empresas no exterior.

Um levantamento realizado pela unidade de inteligência, estudos e pesquisas da Softex aponta que a estimativa é de um déficit de 408 mil profissionais de TI para 2022, o que pode significar uma perda de receita de R$ 167 bilhões para o setor.

O relatório anual de 2018 do Fórum Econômico Mundial também confirma essa alta demanda do segmento. A publicação traz as perspectivas para o futuro do mercado de trabalho no mundo e destaca a importância dos cargos ligados à tecnologia, que devem ter uma contratação crescente até 2022.

O documento do Fórum Econômico Mundial ressalta as funções de analistas e cientistas de dados, desenvolvedores de software e aplicativos e de comércio eletrônico e especialistas em Big Data como aquelas que terão saltos significativos de contratação nos próximos anos.

Para se qualificar para esse mercado de trabalho em expansão, um dos caminhos é a graduação em Ciência da Computação, que capacita o acadêmico para atuar em diversas áreas, como de sistemas de automação, consultoria em tecnologia da informação, engenharia de software, banco de dados e redes e comunicação. O profissional pode também desenvolver pesquisas e trabalhar como professor.

Quem decide optar por essa carreira terá quatro anos de estudo em curso superior com disciplinas como Gestão de Serviços para TI, Negócios Eletrônicos, Programação, Implementação de Banco de Dados e Engenharia de Usabilidade e Interfaces. Para deixar o profissional ainda mais preparado para o mercado, o curso conta com laboratórios e projetos para colocar toda a teoria da área em prática.

3. Gestão de Recursos Humanos

Qualquer empresa ou projeto precisa de pessoas para seguir adiante. Criar uma equipe engajada, reter talentos e desenvolver pessoas são alguns dos desafios das organizações atualmente. Diante desse cenário, o Recursos Humanos deixou de ser visto como um setor que apaga incêndios dentro da companhia para ser uma área altamente estratégica.

Se você é uma pessoa que gosta de pensar em soluções, tem uma visão analítica e curte lidar com pessoas, o curso de Gestão de Recursos Humanos é uma possibilidade para começar uma carreira profissional.

A graduação de dois anos prepara o aluno para atuar com recrutamento, treinamento, desenvolvimento e gestão de planos de carreira. O profissional formado nessa área pode encontrar vagas em organizações de todos os portes e no terceiro setor.

Para estar apto para as demandas do mercado, o acadêmico de Gestão de Recursos Humanos tem disciplinas como Matemática para Negócios, Comportamento Organizacional, Técnicas de Seleção, Gestão de Carreiras e Desenvolvimento. Além disso, o aluno poderá encontrar inúmeras oportunidades de estágio para testar as diferentes áreas e ver qual função tem mais a ver com o seu perfil.

Claro que, assim como acontece com outras profissões, o perfil do analista ou gerente de RH também está em constante evolução. O relatório Tendências de RH em 2019, da consultoria Great Place to Work, traz alguma das mudanças ocorridas na área.

Flexibilização do trabalho e transformação digital são alguns dos desafios que exigem um profissional ainda mais qualificado. Quem atua nesse setor precisa acompanhar as inovações, usar ferramentas modernas e ainda estar preparado para reforçar a marca entre os colaboradores usando mecanismos de marketing. Por isso, uma boa formação se torna essencial para que o profissional consiga acompanhar todas essas mudanças e atender às demandas do mercado.

4. Enfermagem

Um estudo do IBGE divulgado em 2018 traz uma estimativa surpreendente: um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos em 2060. Esse envelhecimento da população não é exclusividade do Brasil e segue uma tendência mundial. Com menos gente nascendo e maior expectativa de vida, a projeção é que o número de idosos aumente a cada ano.

Diante desse cenário, os profissionais que lidam com cuidados na saúde tornam-se ainda mais relevantes. É o caso dos enfermeiros. Com essa graduação, além de trabalhar com assistência geriátrica, os profissionais podem atuar em diversos outros campos, como em centros cirúrgicos e com pesquisa, além de enfermagem geral em unidades públicas e privadas de saúde.  

Uma prova da importância desses profissionais no futuro aparece em um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgado em 2018. Segundo esse levantamento, a estimativa é que o Brasil precise, até 2040, de mais 4,5 milhões de enfermeiros formados. Se confirmada essa projeção, o mercado de trabalho para essa área ficará ainda mais aquecido.

A graduação em Enfermagem engloba diversos conhecimentos específicos da profissão. Com cinco anos de duração, o curso passa por temas como Ética na Saúde, Anatomia Clínica, Bioquímica, Biofísica e Psicologia Aplicada à Saúde – além, é claro, de várias disciplinas práticas sobre como fazer atendimentos a pessoas de qualquer faixa etária e gênero.

Para aprimorar o seu atendimento e os seus conhecimentos, o acadêmico também poderá participar de projetos de extensão que aliam a teoria à prática, assim como acessar diversas opções de programas de estágio. Com essa formação, o profissional sai da graduação de Enfermagem apto para atuar em escolas e creches, empresas, hospitais, clínicas ou ainda fazer atendimento em domicílio.

5. Marketing

Fazer sua marca ser conhecida é cada vez mais importante, ainda mais diante da concorrência sem fronteiras trazida pela internet. Pensar ações estratégicas para aumentar as vendas e criar canais eficientes para os diferentes públicos também é uma parte essencial do sucesso de uma empresa.

Para dar conta de tantas tarefas, é necessário um profissional ágil, antenado com as tendências e que entenda de ferramentas digitais. Acredita que se encaixa nesse perfil? Então a graduação de Marketing pode ser para você.

O Guia Salarial 2019 da Robert Half aponta essa área como uma das mais promissoras do mercado. O estudo afirma que houve uma mudança significativa no perfil do profissional da área. Além da criatividade, prioriza-se o colaborador analítico, que saiba interpretar dados e que, com isso, consiga alavancar o crescimento de uma empresa.

Assim, todo planejamento e estratégia de marketing deve levar em conta informações concretas. Por isso, é fundamental que o profissional conheça as ferramentas de marketing digital, inclusive de monitoramento dos resultados.

O acadêmico que passa pela graduação em Marketing tem disciplinas como Cultura Empreendedora, Comunicação Contemporânea, Marketing Digital e Mídias Sociais. Além disso, para estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho, o curso disponibiliza laboratórios para treinar as habilidades e empresa júnior para que o profissional em formação possa colocar em prática os seus conhecimentos.

Ficou interessado em algum desses cursos? Então acesse o site da Estácio e verifique a grade curricular completa, os processos seletivos e os descontos nas mensalidades para esse e outros cursos de graduação. Você também pode visitar o campus mais próximo e conhecer a infraestrutura e os laboratórios dessa que é uma das maiores instituições de ensino superior do País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *